Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Centro oeste, Brazil
Sou professor da SEEDF há mais de 10 anos. Percebo que temos que ir além na educação, ultrapassar a sala de aula, criar uma nova visão do espaço educacional, além dos muros e paredes das salas de aula. Gosto muito do que faço!!! Brasília é um espaço privilegiado para implementarmos e criarmos novas perspectivas na área educacional ao visitarmos seus espaços públicos. Venha comigo nessa viagem !!!!!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Proposta de Integração das TIC à Gestão Escolar


UnB – Universidade de Brasília

Curso de Especialização em Gestão Escolar

Disciplina Módulo: Oficinas Tecnológicas

Professor: Pedro  Ferreira de Andrade

Aluno: Elmo Nonato da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esboço da Proposta de Integração das TIC à Gestão Escolar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasília, julho de 2013.

INTRODUÇÃO:

Na perspectiva de uma educação de qualidade, a inserção das TIC na gestão escolar torna-se imprescindível porque estamos num mundo permeado de recursos tecnológicos, vivemos na era digital. Sendo assim,  a realidade mudou, e os conhecimentos sobre ela precisam ser redimensionados e ampliados; a ação, reflexão e transformação rumo à comunicação e informação democrática na educação e na gestão escolar precisam romper a tradição da alienação midiática.

Nesse sentido, informatizar o espaço escolar permite novas oportunidades de aprendizagens e de relacionamentos profissionais, abrindo espaços para repensar o próprio processo de ensino e de aprendizagem. Quando os entes governamentais dotam as instituições educativas de tecnologias de informação e comunicação e de recursos pedagógicos, começa uma transformação do modelo de escola visto até então.

 

JUSTIFICATIVA:

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico que oferece a inclusão digital da comunidade escolar corresponde às expectativas do mundo atual, visto que  a ciência, a tecnologia e educação tornaram-se elementos fundamentais nos processos de desenvolvimento socioeconômico da chamada sociedade do conhecimento, que busca por cidadãos competentes, críticos e autônomos. As TIC representam uma possibilidade de inovação da gestão educacional porque promove novas metodologias no processo de ensino e aprendizagem, melhora os meios de comunicação da comunidade escolar, identificando problemas e compartilhando soluções.

 E, permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior. Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no  qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.” (ALMEIDA, 2005, p.1 e 2).

 

 

 

OBJETIVOS:

·         Facilitar  a organização e administração da escola, utilizando as tecnologias disponíveis;

·         Integrar os membros da comunidade escolar por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, abrindo novas metodologias no processo de ensino e aprendizagem;

·         Melhorar o processo comunicativo da escola com a criação de um Blog;

·         Propiciar formação dos profissionais  da escola e da comunidade;

·         Repensar as formas de avaliação educacional em vários níveis, adicionando as TIC como mais uma alternativa;

·         Usar e valorizar o patrimônio da escola na perspectiva de uma gestão de qualidade.

 

PROPOSIÇÕES (pontos mencionados):

Uma gestão escolar que redimensiona a cultura da instituição educacional, ampliando os vínculos com a sociedade por meio das TIC, mostra-se coerente com os paradigmas  do mundo contemporâneo. Mundo da alta velocidade das informações e da diversificação das comunicações. “Para que isso ocorra, o diretor, os coordenadores e orientadores, os professores e os alunos devem viver um processo de mudança, sendo atores desse próprio processo” (NOVAIS, 2004, p.6).

Numa concepção de educação integral do ser humano por inteiro, lidar com as novas tecnologias e linguagens representa o desafio da inclusão digital. “O uso de um ambiente virtual para suporte às atividades da formação privilegiando a interação, a reflexão e a produção conjunta de conhecimentos, constitui um elemento catalisador para a integração entre pessoas, projetos, espaços e tecnologias disponíveis na escola na realização do trabalho coletivo” (ALMEIDA, 2005,  p.5).

A gestão escolar deve aliar as TIC em todas áreas da instituição educacional: financeira, administrativa e pedagógica, por meio do compartilhamento de ideias e da cooperação de todos, aperfeiçoando os processos comunicativos e agilizando as tomadas de decisão. Pois, “a superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC.” (ALMEIDA, 2002, p. 4)

Na escola, a vida deve se transformar pela aprendizagem.  A oferta de ambientes virtuais de aprendizagem em consonância com  o presencial possibilita uma ampliação dos recursos e métodos usados pela cultura escolar, uma vez que  oportuniza novas construções dos conhecimentos, ao mesmo tempo em que favorece a disseminação de informações mais atualizadas, abrindo para o grupo o acesso ao conhecimento que era privilégio de poucos.

A escola tem o papel de viabilizar o acesso às inovações tecnológicas, apropriando-se das tecnologias livres  e da conectividade disponível, bem como promovendo o intercâmbio  cultural dos estudantes. Utilizando os laboratórios de informática para realizar o treinamento dos alunos e professores, tendo cursos de formação básica em noções de sistema operacional, editores de texto, planilhas eletrônicas e editores de apresentação, bem como de acesso à internet.

A partir do domínio das TIC pelos profissionais e  comunidade escolar, a criação de um Blog para melhorar o processo comunicativo é fundamental, uma vez que a interatividade e a participação ficam mais fáceis. “A Internet é um espaço virtual de comunicação e de divulgação. Hoje é necessário que cada escola mostre sua cara para a sociedade, que diga o que está fazendo, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. É a divulgação para a sociedade toda. É uma informação aberta, com possibilidade de acesso para todos em torno de informações gerais.” (Moran, 2003, p.4). Multiplicam-se os ambientes e processos de aprendizagem formais e informais nas mídias, portanto é o momento de inseri-los na escola, espaço de protagonismo da revolução social pela educação.

A utilização dos laboratórios de informática e das tecnologias disponíveis na instituição educacional configura uma valorização do patrimônio em função do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. “Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso também é tecnologia.” (Moran, 2003, p.2).

Portanto,“a implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar.” (VIEIRA, 2004, p. 6). É preciso seduzir a comunidade escolar para aprender e utilizar as TIC em seu cotidiano,há necessidade de envolvimento da comunidade em projetos de caráter mais amplo, desenvolvidos em torno de objetivos comuns” (NOVAIS, 2004, p.7),  mostrando os benefícios e vantagens que a tecnologia proporciona nas relações humanas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Ao  ampliar a visão das ações desenvolvidas em todas as áreas da escola, o gestor pode exercer seu papel de líder, refletindo com o grupo as inovações a fazer, bem como disseminar suas experiências para outras escolas. Pois, ao disseminar as informações que possui sobre sua escola numa rede colaborativa, está sujeito a identificar soluções  semelhantes ou alternativas para reestruturação do contexto em que atua.

Assim, cabe ao gestor criar, junto com a comunidade escolar, projetos que ressaltem as contribuições dos computadores no crescimento dos conhecimentos de cada pessoa, inserindo-o no Projeto Político-Pedagógico. Porque melhora  a cultura da instituição, sendo os computadores um importante recurso para aproximar as relações por meio das TIC, que “representam uma efetiva oportunidade tanto para refletir a respeito da gestão e da estrutura escolar, quanto para desencadear mudanças consequentes na instituição, avançando na direção dos objetivos” (NOVAIS, 2004, p.7).

 A escola deve pensar e analisar sua realidade para adaptar seu projeto de uso pedagógico de tecnologia, procurando parcerias que levem à autonomia dos seus membros na medida em que propicia a participação, a integração e a socialização dos conhecimentos, bem como permita a interlocução, o diálogo entre todos os setores da sociedade na busca de consensos e sínteses, facilitando as decisões coletivas.Cada vez é mais importante que a escola se integre na comunidade local, que crie laços com pessoas e grupos significativos, que traga os pais para o colégio, que abra seus espaços para atividades de lazer e culturais, principalmente nos fins de semana e nas férias. E a página na Internet pode ser um espaço privilegiado de informação e de comunicação. Não basta só informar quais atividades existem, mas criar caminhos de comunicação, principalmente através de e-mail, listas de discussão, fóruns e chats.” (MORAN, 2003, p.4)

 

 

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Série  “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.

 

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na escola: a perspectiva dos gestores sujeitos de uma  formação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.

 

NOVAIS, Vera Lúcia de. As TIC chegam à escola. Como entrar pela porta da frente? PUC-SP, 2004.

 

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar.  São  Paulo, PUC – SP, 2004.

 

MORAN, José Manuel. “Gestão inovadora da escola com tecnologias”. In: VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário