Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Centro oeste, Brazil
Sou professor da SEEDF há mais de 10 anos. Percebo que temos que ir além na educação, ultrapassar a sala de aula, criar uma nova visão do espaço educacional, além dos muros e paredes das salas de aula. Gosto muito do que faço!!! Brasília é um espaço privilegiado para implementarmos e criarmos novas perspectivas na área educacional ao visitarmos seus espaços públicos. Venha comigo nessa viagem !!!!!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Computadores na escola


E agora, a escola recebeu computadores, o que fazer com eles na  sala de aula?

A escola deve levar os computadores para as salas de aula a fim de que haja um trabalho de preparação dos alunos para manipular esses equipamentos de forma útil e eficiente, isto é, começando com “aulas sobre o uso do computador para aprender a manipulá-lo” (NOVAIS, 2004), para depois, conseguir explorá-lo em qualquer ocasião. Dominar  as habilidades para explorar todas as ferramentas que eles oferecem: produção de textos no Word, elaborar tabelas, gráficos e cálculos no Excel, realizar pesquisas na Internet, baixar vídeos e downloads, entre outros. E, a medida que, desenvolve os assuntos em estudo, propicia momentos de incorporação de recursos no ambiente virtual, oportunizando mais um momento para que os estudantes façam novas descobertas.
Os computadores devem ser utilizados em conformidade com a cultura educacional vigente ou utilizados para promover avanços significativos em prol das aprendizagens dos alunos e de uma gestão escolar mais eficiente?
Mesmo que, no início,  a inserção dos computadores tenha sido “concebida como ferramenta de aprendizagem, a ser empregada na resolução de situações-problema e no trabalho com projetos, envolvendo uma ou mais disciplinas” (NOVAIS, 2004). Só que, podemos ir além disso, ultrapassar a cultura educacional vigente e utilizar os computadores na promoção de avanços significativos em prol das aprendizagens dos alunos, tendo em vista que a aprendizagem acontece em todos os ambientes, seja presencial ou a distância. Nesse sentido, os alunos perceberão que o  conteúdo ensinado é significativo, não ficou restrito à  sala de aula, pode conectar-se ao mundo, observar as transformações  e inovações da sociedade.
A gestão escolar pode se tornar mais eficiente na medida em que os computadores, bem como as TIC, são utilizados como ferramentas de aprendizagem dos alunos, oportunizando mudanças no processo educacional e aumentando a interlocução  dos membros da comunidade escolar. Ou  seja, envolvê-la em “projetos de caráter  mais amplo, desenvolvidos em torno de objetivos comuns” (NOVAIS, 2004). Ao superar a dicotomia entre as áreas pedagógica e administrativa da instituição educacional, os computadores  contribuem para uma gestão escolar mais eficiente.
 O que deve ser pensado e feito para que os computadores adentrem na escola pela porta da frente?
Para que os computadores adentrem na escola pela porta da frente é necessário refletir sobre o modelo de educação que pretendemos desenvolver, portanto repensar o trabalho pedagógico numa perspectiva de ampliação dos conhecimentos, democratizando os saberes será fundamental, uma vez que “requer na prática, adesão, compromisso e esforço por parte de toda a comunidade escolar” (NOVAIS, 2004).
Assim, cabe ao gestor criar, junto com a comunidade escolar, projetos que ressaltem as contribuições dos computadores no crescimento dos conhecimentos de cada pessoa, inserindo-o no Projeto Político-Pedagógico. Porque melhora  a cultura da instituição, sendo os computadores um importante recurso para aproximar as relações por meio das TIC, “tendo em vista que a escola como organização viva aprende empregando todos os recursos disponíveis” (ALMEIDA, 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário