UnB – Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Disciplina Módulo: Oficinas Tecnológicas
Professor: Pedro Ferreira de Andrade
Aluno: Elmo Nonato da Silva
ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão
de tecnologias na escola. Série
“Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto
para o Futuro, setembro, 2002.
Resumo:
O
uso das diferentes tecnologias de informação e comunicação na escola pode ser
um caminho para promover mudanças de atitudes e
de metodologias de trabalho, assim, não se espera que as TIC funcionem
como catalisadoras dessas mudanças, mas
como aliadas; uma vez que o acesso rápido às informações atualizadas e a adoção de novos métodos e estratégias de
ensino e de gestão requerem uma ressignificação
da práxis pedagógica.
O
espaço escolar passa por redimensionamento, sendo que, nesse contexto as TIC
são fundamentais por criar condições de inovações com os saberes, indo além dos
muros da escola. As comunidades colaborativas propiciam a atualização das
comunicações, melhorando a interlocução dos sujeitos nos diferentes espaços,
quer presencial ou a distância.
O
suporte das TIC no ambiente escolar transforma a realidade, visto que ao
conhecer, o aluno sai de um lugar de passividade e passa a ser um sujeito ativo
do próprio conhecimento. Nesse sentido há “o desenvolvimento de projetos
inovadores relacionados com a gestão administrativa e
pedagógica”(ALMEIDA,2002), rompe-se o tradicional modelo de ensino e de
aprendizagem para inserir as ferramentas atuais das tecnologias.
Os gestores escolares são elementos de extrema relevância para
abolir a dicotomia entre as áreas
pedagógica e administrativa da instituição quando reconhecem e implementam as
TIC nas suas escolas como aliadas do trabalho em equipe, da promoção da
liderança e no desenvolvimento do projeto político-pedagógico. No entanto,
faz-se necessário a formação dos profissionais da escola para trabalharem com
essas tecnologias e empregá-las no processo de ensino e de aprendizagem.
A
escola modifica-se com a inserção das tecnologias, de tal forma que as
interações aumentam, favorecendo uma diversidade de pensamentos, de ideias,
abre-se a vez e voz a todos, espaço democrático de interlocução; a atividade humana em realização é o foco. Nesse sentido, por meio das TIC, as
tomadas de decisões ficam compartilhadas, a comunidade escolar realiza uma
prática de transformação da vida a partir da realidade onde vivem.
Ao ampliar a visão das ações desenvolvidas em
todas as áreas da escola, o gestor pode exercer seu papel de líder, refletindo
com o grupo as inovações a fazer, bem como disseminar suas experiências para
outras escolas. Pois, ao disseminar as informações que possui sobre sua escola
numa rede colaborativa, está sujeito a identificar soluções semelhantes ou alternativas para reelaborar
no contexto em que atua.
2)
Citações principais do texto:
“ As tecnologias de informação e comunicação foram
inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades
administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica” (...) (p. 1)
(...)
permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam
os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da
escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento,(...) (p.
1)
“O fator primordial para a criação de comunidades e culturas
colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da
interação, quer presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a
partir da formação continuada e em serviço do educador.” (p. 2)
“Assim, as TIC podem ser incorporadas na
escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais,
especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; (...);o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão
administrativa e pedagógica; (...)” (p. 3)
“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o
técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em
concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de
lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da
escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando
todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC.” (p. 4)
“(...) a importância da formação de todos os profissionais que
atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca
de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.” (p. 4)
“Cria-se, assim, um ambiente de formação para que o diretor
escolar possa analisar e reconstruir o seu papel frente às responsabilidades
que lhe cabem como liderança da instituição e como gestor do projeto
político-pedagógico da escola, bem como pela criação de uma nova cultura da
escola, que incorpore as TIC às suas práticas.”(p. 5)
“O uso das TIC na gestão escolar permite: (...) discutir e tomar
decisões compartilhadas.” (p. 7)
“(...) acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no
âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a adquirir uma visão do todo
da escola; (...)” (p.7)
“(...)realidade da escola pública e o papel do gestor como líder
da inserção das TIC na escola, ressaltando as contribuições dessas tecnologias
à gestão administrativa e pedagógica da escola.” (p.8)
“As teorias são buscadas para ajudar a compreender as ações em
realização, propiciando a reflexão sobre essas práticas e a proposição de
mudanças que as tornem mais efetivas.” (p. 8 e 9)
“(...)criam-se condições para trabalhar a gestão de informações
por meio de ambientes virtuais que permitam registrar, articular, recuperar e
socializar as informações significativas do universo de conhecimentos de cada
pessoa.” (p.9)
3) Comentários (parecer e crítica):
As tecnologias de informação e comunicação começaram na educação
na área administrativa, a seguir passaram a ser atividades extraclasse, que
fomentaram uma necessidade de acessar a internet a fim de intensificar a
atualização das informações e promover comunidades colaborativas.
O papel do gestor é de tornar as TIC uma realidade da cultura
escolar, promovendo seu uso em todas áreas da instituição educacional,
desde o mais simples recurso disponível
até os mais atuais e sofisticados. Porque,quando falamos em
tecnologias, é comum pensarmos em computadores, vídeos, softwares ou internet,
por serem ferramentas mais utilizadas e conhecidas. No entanto, tecnologia
abrange um leque maior, tanto como os
meios e os apoios usados na escola para que os alunos possam aprender,
produzindo novos conhecimentos.
Cada
membro da comunidade escolar têm um valor bem peculiar, ao usar as TIC para
compartilhar seu pensamento, suas ideias através da escrita, trocar
experiências e dúvidas, uma vez que, nesse entrelaçamento de comunicações
ocorre uma reconstrução da cultura escolar em direção de uma escola mais
democrática, que permite a participação e questionamentos de todos, tanto de
pais, alunos, educadores e equipe gestora.
4)
Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
O
gestor deve estar bem preparado para promover a implementação e integração das
TIC na escola, dominando as principais ferramentas tecnológicas do mundo
contemporâneo. Mas, como suscitar nos outros membros da instituição educacional
o desejo para aprender sobre isso?
Por
que tantos professores ainda sentem medo de aplicar as tecnologias em suas
aulas? Em que medida os estudantes podem colaborar para trocar informações com
os professores sobre recursos tecnológicos, sem que estes se sintam alienados
das inovações que ocorrem a todo instante?
O
conhecimento deve romper os muros da escola, mas antes precisamos destruir as
paredes cheias de preconceitos das salas de aula que vêm nas TIC uma vanguarda
anárquica da realidade. Uma formação continuada na área tecnológica seria
suficiente para essa mudança de postura, principalmente, por parte do corpo
docente nas nossas escolas?
O
que deve ser feito para que a comunidade escolar participe mais e efetivamente
dos acontecimentos essenciais para o ensino e aprendizagem, quando as TIC
permitem estabelecer novas relações de discussão e interação?
lindo que escreveu muito bom gostei
ResponderExcluirlindo que escreveu muito bom gostei
ResponderExcluir