Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Centro oeste, Brazil
Sou professor da SEEDF há mais de 10 anos. Percebo que temos que ir além na educação, ultrapassar a sala de aula, criar uma nova visão do espaço educacional, além dos muros e paredes das salas de aula. Gosto muito do que faço!!! Brasília é um espaço privilegiado para implementarmos e criarmos novas perspectivas na área educacional ao visitarmos seus espaços públicos. Venha comigo nessa viagem !!!!!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fichamento 2


UnB – Universidade de Brasília

Curso de Especialização em Gestão Escolar

Disciplina Módulo: Oficinas Tecnológicas

Professor: Pedro  Ferreira de Andrade

Aluno: Elmo Nonato da Silva

 

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Série  “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.

 

Resumo:

O uso das diferentes tecnologias de informação e comunicação na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e  de metodologias de trabalho, assim, não se espera que as TIC funcionem como  catalisadoras dessas mudanças, mas como aliadas; uma vez que o acesso rápido às informações atualizadas  e a adoção de novos métodos e estratégias de ensino e de gestão requerem uma ressignificação  da práxis pedagógica.

O espaço escolar passa por redimensionamento, sendo que, nesse contexto as TIC são fundamentais por criar condições de inovações com os saberes, indo além dos muros da escola. As comunidades colaborativas propiciam a atualização das comunicações, melhorando a interlocução dos sujeitos nos diferentes espaços, quer presencial ou a distância.

O suporte das TIC no ambiente escolar transforma a realidade, visto que ao conhecer, o aluno sai de um lugar de passividade e passa a ser um sujeito ativo do próprio conhecimento. Nesse sentido há “o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica”(ALMEIDA,2002), rompe-se o tradicional modelo de ensino e de aprendizagem para inserir as ferramentas atuais das tecnologias.

Os  gestores escolares  são elementos de extrema relevância para abolir a dicotomia  entre as áreas pedagógica e administrativa da instituição quando reconhecem e implementam as TIC nas suas escolas como aliadas do trabalho em equipe, da promoção da liderança e no desenvolvimento do projeto político-pedagógico. No entanto, faz-se necessário a formação dos profissionais da escola para trabalharem com essas tecnologias e empregá-las no processo de ensino e de aprendizagem.

A escola modifica-se com a inserção das tecnologias, de tal forma que as interações aumentam, favorecendo uma diversidade de pensamentos, de ideias, abre-se a vez e voz a todos, espaço democrático de interlocução;  a atividade humana em realização é  o foco. Nesse sentido, por meio das TIC, as tomadas de decisões ficam compartilhadas, a comunidade escolar realiza uma prática de transformação da vida a partir da realidade onde vivem.

Ao  ampliar a visão das ações desenvolvidas em todas as áreas da escola, o gestor pode exercer seu papel de líder, refletindo com o grupo as inovações a fazer, bem como disseminar suas experiências para outras escolas. Pois, ao disseminar as informações que possui sobre sua escola numa rede colaborativa, está sujeito a identificar soluções  semelhantes ou alternativas para reelaborar no contexto em que atua.

 

2) Citações principais do texto:

As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica” (...) (p. 1)

(...) permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento,(...) (p. 1)

“O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do educador.” (p. 2)

Assim, as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; (...);o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; (...)” (p. 3)

“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC.” (p. 4)

“(...) a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.” (p. 4)

“Cria-se, assim, um ambiente de formação para que o diretor escolar possa analisar e reconstruir o seu papel frente às responsabilidades que lhe cabem como liderança da instituição e como gestor do projeto político-pedagógico da escola, bem como pela criação de uma nova cultura da escola, que incorpore as TIC às suas práticas.”(p. 5)

“O uso das TIC na gestão escolar permite: (...) discutir e tomar decisões compartilhadas.” (p. 7)

“(...) acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a adquirir uma visão do todo da escola; (...)” (p.7)

“(...)realidade da escola pública e o papel do gestor como líder da inserção das TIC na escola, ressaltando as contribuições dessas tecnologias à gestão administrativa e pedagógica da escola.” (p.8)

“As teorias são buscadas para ajudar a compreender as ações em realização, propiciando a reflexão sobre essas práticas e a proposição de mudanças que as tornem mais efetivas.” (p. 8 e 9)

“(...)criam-se condições para trabalhar a gestão de informações por meio de ambientes virtuais que permitam registrar, articular, recuperar e socializar as informações significativas do universo de conhecimentos de cada pessoa.” (p.9)

3) Comentários (parecer e crítica):

As tecnologias de informação e comunicação começaram na educação na área administrativa, a seguir passaram a ser atividades extraclasse, que fomentaram uma necessidade de acessar a internet a fim de intensificar a atualização das informações e promover comunidades colaborativas.

O papel do gestor é de tornar as TIC uma realidade da cultura escolar, promovendo seu uso em todas áreas da instituição educacional, desde  o mais simples recurso disponível até os mais atuais e sofisticados. Porque,quando falamos em tecnologias, é comum pensarmos em computadores, vídeos, softwares ou internet, por serem ferramentas mais utilizadas e conhecidas. No entanto, tecnologia abrange um leque maior, tanto  como os meios e os apoios usados na escola para que os alunos possam aprender, produzindo novos conhecimentos.

Cada membro da comunidade escolar têm um valor bem peculiar, ao usar as TIC para compartilhar seu pensamento, suas ideias através da escrita, trocar experiências e dúvidas, uma vez que, nesse entrelaçamento de comunicações ocorre uma reconstrução da cultura escolar em direção de uma escola mais democrática, que permite a participação e questionamentos de todos, tanto de pais, alunos, educadores e equipe gestora.

 

4) Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

O gestor deve estar bem preparado para promover a implementação e integração das TIC na escola, dominando as principais ferramentas tecnológicas do mundo contemporâneo. Mas, como suscitar nos outros membros da instituição educacional o desejo para aprender sobre isso?

Por que tantos professores ainda sentem medo de aplicar as tecnologias em suas aulas? Em que medida os estudantes podem colaborar para trocar informações com os professores sobre recursos tecnológicos, sem que estes se sintam alienados das inovações que ocorrem a todo instante?

O conhecimento deve romper os muros da escola, mas antes precisamos destruir as paredes cheias de preconceitos das salas de aula que vêm nas TIC uma vanguarda anárquica da realidade. Uma formação continuada na área tecnológica seria suficiente para essa mudança de postura, principalmente, por parte do corpo docente nas nossas escolas?

O que deve ser feito para que a comunidade escolar participe mais e efetivamente dos acontecimentos essenciais para o ensino e aprendizagem, quando as TIC permitem estabelecer novas relações de discussão e interação?

 

2 comentários: