UnB – Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Disciplina Módulo: Oficinas Tecnológicas
Professor: Pedro Ferreira de Andrade
Aluno: Elmo Nonato da Silva
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão
escolar. São Paulo, PUC – SP, 2004.
Resumo:
O autor analisa as funções da Tecnologia de Informação e Comunicação no cotidiano escolar, salientando a relevância
do conjunto de conhecimentos científicos desta área para implementação no
ambiente educacional, uma vez que o papel que ela exerce determina novas formas
de interlocução entre os sujeitos, de maneira que representa uma nova
perspectiva de fazer na gestão escolar.
O conhecimento das ferramentas tecnológicas e como lidar com elas permite ao
professor dar um novo significado ao
trabalho pedagógico, no entanto, discernir entre dados, informação e
conhecimento é fundamental para que haja a utilização de cada um no momento
adequado e na busca de uma educação de qualidade.
Os dados são elementos distintos e objetivos; as informações representam
os dados transformados em uma mensagem , e; o conhecimento é o trabalho
realizado com os dados e as informações, ou seja, será a práxis (reflexão) desses dados e informações. Quando,
bem utilizados, possibilita a construção de uma perspectiva mais
dinâmica da rotina escolar, pois, as
trocas ocorrem mais rapidamente e em espaços variados (presenciais ou
virtuais), no entanto, voltadas para um mesmo foco.
Para tanto, a criação de um ambiente informatizado na escola concretiza
a mudança das relações comunicativas com vistas ao desenvolvimento de um
projeto político e pedagógico voltado para a transformação da realidade e aproximação das pessoas que convivem
naquela instituição educacional. Nesse sentido, estabelecer uma cultura
organizacional colaborativa propiciará a base estrutural que resultará na sintonia ou na dissonância da equipe.
2)
Citações principais do texto:
“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza
quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a
tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no
cotidiano da sala de aula.” (p. 1).
“Os
dados são conjuntos d e fatos distintos e objetivos, relativos e eventos.” (p. 1).
“O
objetivo de uma informação é o de influir na maneira de que a recebe, de
interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que Lea lhe ocasiona.” (p. 2).
“O conhecimento
tem caráter humano e é mais amplo, mais
profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” (p. 3).
“A
criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e
informações para permitir a criação e melhoria de conhecimentos sobre o
processo da escola requer de nossa parte, muito bom senso.” (p. 5)
“A
implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na
escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura
escolar.” (p. 6)
“Quando
um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas,
a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a
cultura existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em
dissonância e oposição.” (p. 8)
3)
comentários (parecer e crítica):
O
papel da tecnologia e suas funções no contexto escolar deve perpassar todo o
sistema, envolvendo por inteiro a organização, desde a equipe gestora até os alunos, reconhecendo
que todas vozes são complementares e construindo um grupo que expresse a sua
prática. Nesse processo, decorre o desenvolvimento pessoal que exerce
influência na cultura organizacional, pois a interlocução permeia as relações
que transformam de alguma maneira o pensamento e o comportamento dos outros,
fazendo parte na transformação de todo sujeito.
O
contexto de implementação das TI nas escolas devem partir dos objetivos que a
instituição tem de educação com o apoio irrestrito da equipe gestora e do
domínio das ferramentas tecnológicas que
serão utilizadas, de maneira que o
resultado represente uma prática pedagógica consciente, reflexiva e
transformadora. Buscando os dados na
própria escola, tornando-os informações relevantes para melhorar o processo de
gestão escolar em seus aspectos, de tal maneira que as intervenções vislumbrem
o mundo sob um novo ângulo, na perspectiva de uma excelência na educação. Isso,
só se dá no momento em que se desenvolve
um planejamento com os membros da comunidade escolar para analisar e refletir
sobre a situação atual da escola, suscitando as necessidades de alteração do modelo
atual e redirecionando-o para um outro
paradigma, interligado pelos recursos tecnológicos do mundo contemporâneo.
4)
Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
A
definição de um Projeto
Político-Pedagógico que englobe o uso das TIC na escola pressupõe, em primeiro
lugar, o conhecimento delas pelos professores da instituição educacional. Como
treina-los para utilizar as TIC, se muitos ainda não tem acesso e nem as
conhecem? O papel do gestor é fundamental na utilização das TIC para possibilitar as mudanças na escola, acompanhando as
transformações ocorridas na sociedade atual? Como inserir a participação dos
pais e dos alunos na análise das informações e dos dados da escola pelo uso das
ferramentas tecnológicas? A inserção de tecnologias nos processos comunicativos
da escola constitui um espaço novo e desafiador porque permite um leque maior
de troca de informações entre seus membros, de que maneira isso pode colaborar
para organizar a estrutura educacional?
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