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Brasília, Centro oeste, Brazil
Sou professor da SEEDF há mais de 10 anos. Percebo que temos que ir além na educação, ultrapassar a sala de aula, criar uma nova visão do espaço educacional, além dos muros e paredes das salas de aula. Gosto muito do que faço!!! Brasília é um espaço privilegiado para implementarmos e criarmos novas perspectivas na área educacional ao visitarmos seus espaços públicos. Venha comigo nessa viagem !!!!!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fichamento 1


UnB – Universidade de Brasília

Curso de Especialização em Gestão Escolar

Disciplina Módulo: Oficinas Tecnológicas

Professor: Pedro  Ferreira de Andrade

Aluno: Elmo Nonato da Silva

 

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar.  São  Paulo, PUC – SP, 2004.

 

Resumo:

O autor analisa as funções da Tecnologia de Informação e Comunicação  no cotidiano escolar, salientando a relevância do conjunto de conhecimentos científicos desta área para implementação no ambiente educacional, uma vez que o papel que ela exerce determina novas formas de interlocução entre os sujeitos, de maneira que representa uma nova perspectiva de fazer na gestão escolar.

O conhecimento das ferramentas  tecnológicas e como lidar com elas permite ao professor  dar um novo significado ao trabalho pedagógico, no entanto, discernir entre dados, informação e conhecimento é fundamental para que haja a utilização de cada um no momento adequado e na busca de uma educação de qualidade.

Os dados são elementos distintos e objetivos; as informações representam os dados transformados em uma mensagem , e; o conhecimento é o trabalho realizado com os dados e as informações, ou seja, será a práxis (reflexão)  desses dados e informações.  Quando,  bem utilizados, possibilita a construção de uma perspectiva mais dinâmica  da rotina escolar, pois, as trocas ocorrem mais rapidamente e em espaços variados (presenciais ou virtuais), no entanto, voltadas para um mesmo foco.

Para tanto, a criação de um ambiente informatizado na escola concretiza a mudança das relações comunicativas com vistas ao desenvolvimento de um projeto político e pedagógico voltado para a transformação da realidade  e aproximação das pessoas que convivem naquela instituição educacional. Nesse sentido, estabelecer uma cultura organizacional colaborativa propiciará a base estrutural que resultará na  sintonia ou na dissonância  da equipe.

2) Citações principais do texto:

“Sabemos   também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.” (p. 1).

“Os dados são conjuntos d e fatos distintos e objetivos, relativos e eventos.” (p. 1).

“O objetivo de uma informação é o de influir na maneira de que a recebe, de interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que Lea lhe ocasiona.” (p. 2).

“O conhecimento tem caráter  humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” (p. 3).

“A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimentos sobre o processo da escola requer de nossa parte, muito bom senso.” (p. 5)

“A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar.” (p. 6)

“Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição.” (p. 8)

 

3) comentários (parecer e crítica):

O papel da tecnologia  e suas funções  no contexto escolar deve perpassar todo o sistema, envolvendo por inteiro a organização, desde  a equipe gestora até os alunos, reconhecendo que todas vozes são complementares e construindo um grupo que expresse a sua prática. Nesse processo, decorre o desenvolvimento pessoal que exerce influência na cultura organizacional, pois a interlocução permeia as relações que transformam de alguma maneira o pensamento e o comportamento dos outros, fazendo parte na transformação de todo sujeito.

O contexto de implementação das TI nas escolas devem partir dos objetivos que a instituição tem de educação com o apoio irrestrito da equipe gestora e do domínio das  ferramentas tecnológicas que serão utilizadas, de maneira que  o resultado represente uma prática pedagógica consciente, reflexiva e transformadora.  Buscando os dados na própria escola, tornando-os informações relevantes para melhorar o processo de gestão escolar em seus aspectos, de tal maneira que as intervenções vislumbrem o mundo sob um novo ângulo, na perspectiva de uma excelência na educação. Isso, só se dá  no momento em que se desenvolve um planejamento com os membros da comunidade escolar para analisar e refletir sobre a situação atual da escola, suscitando as necessidades de alteração do modelo atual  e redirecionando-o para um outro paradigma, interligado pelos recursos tecnológicos do mundo contemporâneo.

4) Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

A definição  de um Projeto Político-Pedagógico que englobe o uso das TIC na escola pressupõe, em primeiro lugar, o conhecimento delas pelos professores da instituição educacional. Como treina-los para utilizar as TIC, se muitos ainda não tem acesso e nem as conhecem? O papel do gestor é fundamental na utilização das TIC para possibilitar  as mudanças na escola, acompanhando as transformações ocorridas na sociedade atual? Como inserir a participação dos pais e dos alunos na análise das informações e dos dados da escola pelo uso das ferramentas tecnológicas? A inserção de tecnologias nos processos comunicativos da escola constitui um espaço novo e desafiador porque permite um leque maior de troca de informações entre seus membros, de que maneira isso pode colaborar para organizar  a estrutura educacional?

 

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